Este Site está em fase de transição. Caso não encontre algum conteúdo clique aqui para acessar a versão antiga.

SERVIÇOS

SECRETARIAS

CALENDÁRIO DE EVENTOS
« DEZEMBRO/2014 »
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
INFORMATIVO ONLINE

Receba as novidades da Prefeitura regularmente por e-mail. Cadastre-se

PUBLICAÇÕES
NOTICIAS

PLANO DIRETOR

Audiência Pública apresenta Plano de Expansão Urbana de Sumaré

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realiza nessa sexta-feira (dia 19), a partir das 18h, na Escola Municipal José de Anchieta a segunda audiência pública sobre o Plano de Expansão Urbana de Sumaré junto ao Plano Diretor Municipal. A primeira foi realizada ontem (dia 18) no Anfiteatro do Centro Administrativo. A partir das apresentações e sugestões feitas pelo público presente, o plano será readequado e encaminhado para a Câmara Municipal, por onde tramitará por 60 dias, período necessário para que a matéria seja avaliada pelos vereadores e, consequentemente possa ser encaminhada para votação.

De acordo com o estudo encomendado, onde estabelece o Plano de Expansão Urbana, um dos objetivos foi analisar o potencial econômico, social e ambiental da área rural sumareense face ao crescimento populacional acelerado. Segundo dados do IBGE, Sumaré cresce 2,08% ao ano e a cidade chegará, em 2023 com uma população estimada de 266 mil habitantes. Segundo informações da Secretaria de Planejamento, o Plano Diretor estabelece as diretrizes de crescimento do município para os próximos anos e o nosso objetivo é apresentar um plano integrado e que venha atender todas as regiões de Sumaré. No passado, o município cresceu de forma fragmentada e sem planejamento, o que implicou em uma série de problemas e demandas atuais. Portanto, esse Plano de Expansão Urbana atua de forma planejada e sustentável junto a área rural e também nas regiões já consolidadas, com ações voltadas a recuperação ambiental, implantação de parques lineares, soluções em mobilidade urbana e prioridade junto aos vazios urbanos.

Em relação a expansão, a proposta do Plano é dividir a área rural em três zonas específicas: Zona de Ocupação Dirigida 01 (ZOD 01),  Zona de Ocupação Dirigida 02 (ZOD 02) e Zona Rural de Interesse Turístico (ZRIT). De acordo com o estudo, a ZOD 01 ficaria localizada a direita da estrada Ana Marson Biondo (sentido Sumaré-Monte Mor), até o trevo da rodovia dos Bandeirantes. A área iria até as imediações da represa do Marcelo. O terreno mínimo deve ter 1.000 metros quadrados com taxa de permeabilidade de solo em 60%. A ZOD 02 iniciaria do outro lado da represa até a divisa de município com Nova Odessa. O terreno mínimo de 2,5 mil metros quadrados e taxa de permeabilidade de 80%.

Já a ZRIT se localiza na margem direita da estrada Norma Marson Biondo (sentido Sumaré-Monte Mor) e começa logo após o trevo da rodovia dos Bandeirantes.  Ela termina nos limites de municípios com Monte Mor e Santa Bárbara d´Oeste. Terreno mínimo deve seguir o padrão INCRA (mais de 10 mil metros quadrados), com taxa de permeabilização de 95%. Toda a área que fica a esquerda da estrada Norma Marson Biondo (sentido Sumaré-Monte Mor) até o limite de municípios com Monte Mor e Hortolândia fica estritamente rural. A Prefeitura de Sumaré, num primeiro momento, incentivará a ocupação das áreas vazias no núcleo urbano já existente a partir de regras estabelecidas. O crescimento da cidade vislumbra uma ocupação ordenada na Zona de Ocupação Dirigida 01. Nessa área será possível instalar empresas, condomínios e loteamentos, desde que respeitando a legislação e fazendo atendimento as normas da CETESB.

A Escola Municipal José de Anchieta fica localizada na rua Geraldo de Souza, 157/221, Jardim Carlos Basso, Sumaré.

Paço Municipal: (19) 3399-5100 | Rua Dom Barreto, 1.303 - Centro - Cep: 13.170-001 | Centro Administrativo: (19) 3399-5700
Copyright ©
By Novidade Comunicação
www.sumare.sp.gov.br - Todos os direitos reservados